Festa de São João Batista - Morro do Ferro

Viva São João Batista!


"A parte religiosa da festa tem início com o novenário em louvor a São João Batista. Ao meio dia durante o novenário acontece repique de sino, chamado de Hora do Ângelus, saudação ao santo. (...) No dia 22/06, logo após o termino do novenário, acontece quadrilha na Praça Cel. José Machado desde o ano de 2002, com vários casais e casamento realizado com muito humor onde o padre é o maestro da banda, o Sr. Antônio Elias Azevedo, e os noivos o casal Silvana e Rozovete, desde que a quadrilha foi criada padre e noivos são sempre os mesmos. O marcador da quadrilha é o professor Antônio Ananias da Silveira Freitas."












"Na véspera de São João, dia 23/06, por volta das 11 horas da manhã acontece à procissão de São João Batista de Tábua, que é levado da E. E. São João Batista para a Igreja Matriz São João Batista. A imagem durante todo o ano fica na escola, pois há tempos atrás foi doada pelo Senhor Ciro Coelho de Andrade. Conta à lenda que os fieis queriam queimar o “São João de Tabua” na fogueira do dia de São João, mas o Senhor Antônio Coelho de Andrade pediu a imagem em troca de um carro de lenha para a fogueira. Por muitos anos ela ficou guardada em sua casa até que a professora Zulmira Batista de Andrade pediu a doação da mesma para a escola. Com a autorização do Senhor Ciro, a imagem foi levada para a escola em procissão com fogos, cânticos e clima de muita alegria por ele, sua família, alunos e funcionários da E.E. São João Batista."









"Ainda horário diurno no dia 23/06, ao meio dia acontece o anúncio das festividades por D. Lúcia Andrade Machado. A noite após a missa em que se celebra o nascimento de João Batista, acontece à ladainha em latim (...) acompanhada pelo coral e músicos da centenária Lira Batistana, regida por seu maestro Antônio Elias de Azevedo (...). Em seguida o levantamento do mastro com a imagem de São João Batista e a benção da fogueira com o início da queima da mesma."
















"Os fieis tem o hábito, seguindo a tradição de buscar água benta na gruta de São João Batista, antes mesmo de o dia amanhecer. Na parte da manhã do dia 24 acontece a tradicional alvorada pelas ruas do distrito, seguida de um café comunitário. A procissão que acontece no dia 24 percorre várias ruas do distrito."





















"A parte social, mas não menos importante que a religiosa, se realiza com barraquinhas, shows, praça de alimentação, show pirotécnico e levantamento de mastros na Praça Cel. José Machado, praça central do distrito. A cada ano cresce o número de participantes do segmento social e religioso."

Fonte: Dossiê de registro imaterial da Festa de Junho










Veja também em vídeo:






Descanso de Deus
Licurgo Silveira

"Tropeiro a passo lento pela estrada
Vai levando na bagagem também sonhos, ilusões
Acampa no pé da Serra, lá da Galga
bem em frente a uma colina adormece e tem visões

Vê a escola, vê a praça, vê a Igreja
vê o povo que festeja o padroeiro São João
A multidão que pelas ruas serpenteia
canta hinos e ouve músicas
leva o santo em procissão

Morro do Ferro é muito mais que uma vila
uma escola, uma colina, ou fogueiras de São João
É onde Deus vem descansar no fim do dia
contemplar a obra prima da sua criação"
Fonte

MAIS Anotações fotográficas de Festa de São João Batista no ano 2012
MAIS Foto premiada da Noite de São João
MAIS "Minas Gerais é um celeiro de belos cenários que, às vezes, os próprios mineiros desconhecem"
MAIS Video da Festa em 2014

com fotos de Sidney de Almeida
videos de Galdino Almeida
Show pirotécnico: Fogos Ouro Fino
Decoração: Danyel Andrade
Som e luz: Hill Produções