Concurso Paisagens Mineiras encerra seletivas e parte para última votação popular


Iniciou-se no dia 01 de abril a última votação popular das fotos selecionadas nas quatro seletivas do concurso Paisagens Mineiras. Ao longo de cinco meses, o projeto recebeu mais de 4 mil fotos, das quais 32 foram escolhidas pelos jurados, e apenas 8 estão concorrendo à final. Após a votação, a foto selecionada pelos internautas será revelada em evento de premiação e receberá como  prêmio  uma moderna câmera fotográfica digital de última geração. 

Estão disputando a preferência do público as imagens: "Cruzeiro do Congado na pedra do Calhau" - Rodrigo Melo (Carmo do Cajuru) , " Menina da bicicleta" - Sandro Fernandes (Japaraíba), " Casinha na beira da estrada" - Sanderson Pereira (Itinga), "Final de tarde na Pampulha" -Ricky Mazzinchy (Belo Horizonte), "Morro do Ferro" - Sidney de Almeida (Oliveira/Morro do Ferro), "Ipoema" - Marley Mello (Itabira/Ipoema), "Amanhecer em Inhaúma" - Ivan Rimsa (Inhaúma), "Imagem Sacra na Matriz de N.S. do Pilar em São João Del Rei" - Elmo Alves (S.J. Del Rei). Para votar na grande final basta acessar www.paisagensmineiras.com.br 

Aproveite e vote na nossa foto em www.paisagensmineiras.com.br


O Concurso 

Em sua terceira edição, o Concurso Paisagens Mineiras, promovido pelo jornal Estado de Minas e patrocinado pela Petrobras, trouxe novidades. Neste ano, os participantes puderam inscrever suas fotos em quatro categorias diferentes: cidades históricas e natureza, cultura e artesanato, paisagens urbanas e cozinha mineira. 

Em  Cultura e artesanato , o público mostrou o seu olhar sobre as representações as expressões populares como Congado, teatro, festas juninas, batuques; além de objetos típicos feitos de chita, barro, pedra sabão, estanho, palha, cabaça, tapetes de serragem, entre outros. Para a categoria  Cozinha Mineira  ganharam destaque as fotos que mostram porquê Minas é conhecida como a "França brasileira". Com uma gastronomia riquíssima, ganharam espaço aqui aqueles imagens diferenciadas que fazem qualquer mineiro fora de sua terra ou turista ficar com água na boca só de visitar o site. 

Em  Paisagens urbanas  se enquadraram melhor as imagens criativas que retratam o movimento das cidades, como as edificações marcantes, prédios representativos e a própria característica típica das metrópoles, como as aglomerações populares e intervenções urbanas. Já categoria  Cidades Históricas e Natureza encontramos fotos como igrejas centenárias, construções históricas, parques ecológicos, reservas naturais, estátuas e monumentos públicos, como coretos, casario, oratórios, peças sacras, etc. 

Cada um dos autores vencedores em suas seletivas puderam escolher uma instituição educacional ou assistencial da região fotografada para ganhar um kit multimídia, composto por computador e monitor LCD, e uma impressora multifuncional. As equipes de jornalismo do jornal Estado de Minas e da TV Alterosa acompanharam todo o processo realizado pela equipe do Paisagens Mineiras. Essas entregas foram emocionantes. Nossa equipe percorreu cerca de 3,5 mil km, e teve contato com culturas diferenciadas. 


Outra novidade desta edição é a categoria especial Instagram, onde as fotografias poderão ser publicadas com a hashtag #paisagensmineiras durante todo o período de inscrições, independentemente do prazo das seletivas. Basta fazer o cadastro no site do concurso. A melhor foto dessa categoria será eleita por uma comissão julgadora, no final do concurso, e ganhará uma câmera especial tipo lomo. 

Todas as fotos selecionadas pela comissão julgadora farão parte de uma Revista especial a ser encartada no Jornal Estado de Minas, com versão especial para iPad, e serão apresentadas em uma exposição especial.



Fonte: Blog do concurso

Comentários