Concurso Paisagens Mineiras revela a magia do interior de Minas

Terceira seletiva de concurso fotográfico promovido pelo EM revela imagens de bucólicos distritos de Oliveira e de Itabira. Os dois vencedores da etapa vão disputar a final em abril

Bárbara Fonseca - Estado de Minas
REPRODUÇÃO / FOTOS: MÁRIO MARTINS/ESP.EM/D.A PRESS


A fé e o bucolismo de dois pacatos distritos do estado são os destaques da terceira seletiva do Concurso Paisagens Mineiras, uma iniciativa do Estado de Minas com patrocínio da Petrobras. Com 30.274 dos votos dos internautas, Sidney de Almeida colocou Morro do Ferro, que pertence a Oliveira, no Centro-Oeste de Minas, entre as finalistas. O fotógrafo foi um dos vencedores da primeira seletiva da segunda edição do concurso. Já o estreante Marley Mello apresentou Ipoema, em Itabira, na Região Central, e se classificou com 16.412 votos. 

Fotógrafo por inspiração e incentivo do pai, Sidney de Almeida, de 30 anos, mais uma vez chega à final do Paisagens Mineiras com a imagem de uma igreja de Oliveira, sua terra natal. Na última edição do concurso, ele participou com uma foto da histórica Matriz de Nossa Senhora de Oliveira. Agora, foi a vez da Igreja de São João Batista, em Morro do Ferro, a 32 quilômetros da cidade, encantar os internautas. 

Tirada no dia 24 de junho de 2012, a foto revela a tradição mais importante do lugarejo. Nessa data, comemora-se, com fogueira, fogos e música, o dia do padroeiro, São João Batista. “No início, a minha ideia era fotografar os fogos da estrada, mas não ficou legal. Resolvi entrar no distrito e fazer a imagem mais de perto”, conta Sidney. 

Para garantir seu lugar na final, Sidney mobilizou toda a cidade, com direito a chamada em programa de rádio. Os dias finais da votação ocorreram em pleno carnaval, o que não atrapalhou a alavancada da imagem de Morro do Ferro para o primeiro lugar do pódio. “Fiquei preocupado com isso, mas o pessoal votou mesmo assim. Eu mesmo estava trabalhando, fotografando os blocos de Oliveira. Era um pé no bloco e um pé na foto”, brinca. 

Os vencedores de cada seletiva têm a  chance de contribuir com o desenvolvimento de uma instituição filantrópica e educacional da localidade em que o clique foi feito. Para receber o kit multimídia com computador e impressora oferecido pela organização do concurso, Sidney escolheu a Escola Estadual São João Batista, em Morro do Ferro. “No ano passado fui à escola para fotografar o lançamento de um livro e o pessoal disse que tinha me apoiado na outra edição do Paisagens. Eles me pediram para mandar uma foto de Morro do Ferro para o concurso”, conta Sidney.

Festa 
O dia da entrega dos equipamentos foi marcado por muita festa. Uma das atrações foi a Lira Batistana, corporação musical com 120 anos que se apresenta na festa do padroeiro e que aparece também no clique de Sidney. “A foto tem uma história, pois mostra tudo o que é importante em nossa festa: a igreja, as bandeirinhas, nossa banda e a fogueira”, destaca o regente da corporação, Antônio Elias Rocha de Azevedo.  Segundo o diretor da escola, Antônio Ananias da Silveira Freitas, o kit multimídia é um presente para a escola, que neste mês comemora 83 anos. Ele explica que o equipamento vai dar suporte na atividade Lendo na Escola, que incentiva os jovens à leitura. A instituição de ensino é a única do distrito e atende a 360 alunos desde a educação infantil ao ensino médio.



Final
Sidney de Almeida e Marley Mello vão precisar de suas torcidas novamente em abril, quando ocorre a grande final do Paisagens Mineiras. Suas fotos vão disputar a preferência do público ao lado dos vencedores das outras três seletivas. Já estão classificados os cliques de Rodrigo Melo (Carmo do Cajuru), Sandro Fernandes (Japaraíba), Sanderson Pereira (Itinga) e Ricky Mazzinchy (Pampulha). 
Para participar da última seletiva, as fotos devem ser inscritas até o próximo dia 6. Podem concorrer fotógrafos profissionais e amadores, com imagens que destaquem cenas de cidades históricas, natureza, cultura e artesanato, paisagens urbanas e cozinha mineira. As fotografias devem ser enviadas para o site do concurso (www.paisagensmineiras.com.br). O vencedor leva para casa uma câmera profissional Canon EOS 5D Mark II. As fotos selecionadas pelo juri vão compor uma revista especial e uma exposição. 


Publicado no jornal Estado de Minas, 23 de fevereiro de 2013, caderno Gerais, página 21

Comentários