Temporal em Oliveira

Chuva causa transtornos e vários pontos de alagamentos em Oliveira. Pluviômetros indicaram mais de 100 mm de chuva na quinta feira.





































Video: Galdino Almeida



Video: Imagens compartilhadas em aplicativos


O projeto Amigos da Caridade pede urgentemente a toda população de Oliveira e região e também a todos os empresários que possam nos ajudar a dar assistência aos desabrigados devido a forte chuva na tarde de hoje. Na cidade já foi decretada estado de calamidade pública. Muitas famílias estão desabrigadas e neste momento recebem ajuda do Corpo de Bombeiros sendo levadas para algumas escolas .Precisamos arrecadar alimentos, cestas básicas, mantimentos diversos, cobertores, colchões, travesseiros, roupas. Tudo pode ser direcionado para o CREAS na Rua João Chagas Lobato, 90 centro - do lado da Casa do Vidro.

ATUALIZAÇÕES
04/01/2018
Segundo dados do SAAE, choveu hoje, 04 de janeiro, 109 mm. 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. O que corresponde a 10% da média do ano de 2017.
Em uma reunião feita na Prefeitura Municipal, na noite dessa quinta-feira, com as autoridades, ficou constatada uma situação muito triste e difícil para todo município. Muitas pessoas perderam seus bens, tendo suas casas invadidas pelas águas. Oliveira terá pelos próximos dias muito trabalho para que todos possam recomeçar suas vidas. Foram 43 ocorrências entre inundações, deslizamentos, desabamentos e várias casas comprometidas.
A Prefeita Cristine Lasmar decretou Estado de Calamidade Pública no município.
Será formado um Conselho Municipal da Defesa Civil para estruturarmos todas essas ações. Todas as chamadas foram atendidas e a Prefeitura Municipal de Oliveira disponibilizou um local para abrigar pessoas que necessitassem sair de suas residências, porém elas preferiram ir para a casa parentes próximos. Nesse momento os profissionais que atuaram nessa ação estão de sobreaviso.
A Câmara Municipal de Oliveira é parceira e esteve presente em todas as ações. Será feito um monitoramento também na Zona Rural. Foram muitas áreas atingidas em toda cidade, as mais comprometidas foram o Bairro Elias Raimundo, Rua Francisco Barreto (vários pontos), Avenida Maracanã (vários pontos), Avenida Benjamim Guimarães, Barro Preto, Rua Sâo Cristóvão (atrás do Oliveira Tênis Clube, Praça de esportes). A nossa prioridade é a vida das pessoas. Pedimos a todos que se sua residência apresentar qualquer risco, procure o abrigo, ligue 190 ou vá para a casa de uma pessoa próxima. Não deixem de fazer o registro de todos os fatos decorrentes das chuvas no Bombeiro Militar pelo número 193. Equipes do SAMU estão à disposição de toda população inclusive com a possibilidade de aumento de efetivo para atendimentos.
Agradecemos toda população que solidariamente contribuiu com roupas, alimentos, colchões, calçados, etc. Foram muitas as doações e nesse momento estão suspensas. Em breve faremos um levantamento específico de quais materiais precisaremos para doações direcionadas, como por exemplo materiais de construção, eletrodomésticos, móveis, colchões, materiais de limpeza.
A previsão para essa sexta-feira, 05 de janeiro é de mais chuva, portanto, pedimos a todos que fiquem atentos e continuem acompanhando as informações postadas nesta página.

05/01/2018 - 10 horas
A Prefeitura Municipal de Oliveira informa a todos que as doações foram concentradas na Escola Municipal Djalma Pinheiro Chagas.
Temos muitas roupas de adultos. Precisamos nesse momento direcionar a doações em Materiais de limpeza, travesseiros, cobertores, roupas infantis e de adolescentes, móveis, alimentos, leite e materiais de construção.
No caso de materiais de construção favor deixar na Escola Djalma o nome e o endereço de onde é para buscar e posteriormente faremos essa coleta.
Segundo o SAAE, em função do alagamento ocorrido em suas instalações, situada na Praça Newton Ferreira Leite, ocorreram danos em equipamentos do sistema e poderá haver desabastecimento de água nos seguintes bairros:
Elias Raimundo, Oscar Faria Lobato, parte do bairro Cabrais, São Sebastião, Cintia, Progresso, Areões, Condomínio Rocha Costa, Nazle Simão, Domingos Ribeiro, parte Alta do Bairro das Graças, Segredo.
O SAAE já está trabalhando para normalização do abastecimento o mais rápido possível. Contamos com a compreensão de todos.

05/01/2018 - 14:30 horas
Segundo dados da Assistência Social recebemos muitas doações dos nossos munícipes e também de cidades da região. Pedimos que as pessoas, nesse momento, suspendam as doações de roupas mantendo somente a doação de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal. Aqueles que quiserem doar móveis e materiais de construção podem deixar os nomes e endereços através do número 37 3331-3684 e posteriormente os materiais serão recolhidos.
Até o momento registramos aproximadamente 70 casas atingidas.
Agradecemos os envolvidos nessa ação. Todos que estão deixando seus lares para se voluntariar, para fazerem doações, todos que só têm a agregar em momentos difíceis como esse.

05/01/2018 20:30 horas 
Segundo o Bombeiro Militar, até o momento 87 casas foram vistoriadas. Todos os chamados foram atendidos, das famílias que tiveram que deixar suas casas, 7 pessoas estão no abrigo da Prefeitura. 3 casas estão totalmente condenadas, sendo duas no Bairro Santo Antônio e uma no Elias Raimundo. Muitas casas com riscos secundários consideráveis.
Foi feito um monitoramento na zona rural e uma estrada foi desinterditada na área do Tombadouro/Boa Vista/Paiol.
As doações de roupas, alimentos e colchões já estão sendo repassadas às pessoas. Lembramos que de acordo com a Lei essas doações são repassadas às pessoas que tiveram suas residências afetadas e estão com o laudo da Assistência Social feito de acordo com as visitas. Será lavrado um termo de doação feito pela Prefeitura. Todos os chamados foram atendidos e as casa foram visitadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Assistência Social.
De acordo como SAAE os registros já foram abertos e o abastecimento de água restabelecido em toda cidade.
Durante todo final de semana as equipes estarão de sobreaviso para atenderem qualquer chamado da população. Doações podem ser entregues no prédio da Prefeitura Municipal de Oliveira. No momento precisamos muito de materiais de limpeza, higiene pessoal e alimentos não perecíveis.

06/01/2018 21:00 horas 
Nesse sábado foram distribuídas mais doações às famílias desalojadas.  Oliveira e muitas cidades da região deram exemplo de solidariedade e preocupação com o próximo. Agradecemos todos que se doaram para AJUDAR.
As doações de roupas estão suspensas. Precisamos, nesse momento, de doações de materiais de limpeza e higiene pessoal. Durante o final de semana essas doações podem ser deixadas no prédio da Prefeitura Municipal de Oliveira a qualquer horário. Equipes da Prefeitura, Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e SAMU estão de sobreaviso para atenderem a qualquer chamado.