Restrições



     Eu fotografei com filmes! 36 poses. Contadinhas. Tinha fartura não: em um evento eu usava uns três rolos de película e achava que eram muitas fotos. Talvez fossem. Mas olhando pelo ângulo das digitais usadas hoje era uma mixaria: um evento médio atualmente costuma render mais de 800 fotos! Os casórios por vezes dobram esse número. Pensando bem é um pouco exagerado.


Uma festa de cores, texturas e detalhes desfilam no visor


     Domingo, dia de Mastros e Bandeiras do Congado. Evento vespertino com forte tendência de chuva de fotos no período. Proponho-me um desafio: vamos restringir esses cliques.
Tiro da bolsa minha velha XTzinha, minha primeira DSLR! Ela fotografa muito bem ainda, do alto de seus 8 megapixels, DIGIC II e 7 pontos de foco. Já fizemos muitas obras bonitas. Junto com a velha Rebel, uma 50tinha: pra ficar bem comportado. Junto ao kit honesto, levo a robusta 7D, uma objetiva faz-tudo da Tamron, duas angulares e duas regras: 1 - só vale um clique; 2 - variar os ângulos. A segunda regra é fácil, já a primeira é uma afronta ao motor drive que o dedo já está acostumado a usar. Vamos para a rua.

     Uma festa de cores, texturas e detalhes desfilam no visor. Tarde quente. Vou selecionando, recortando, andando e colhendo o que posso. Andar no meio do público em alguns momentos é difícil. Os velhos inimigos – postes e fios – incomodam. Placas publicitárias e indicativas em abundância. Não curto essa poluição. Confesso que algumas vezes foram dois cliques: apago um deles rapidamente para não contrariar as regras. Quatro horas depois tenho pouco mais de 300 arquivos – todos variados. Deleto alguns aqui e ali e tá feita a edição do material. Coisa linda de se ver! Sem excessos. Com variedade. Bom de fotografar. Converto algumas para preto e branco – minhas fotos sempre são em cor, ainda mais no congado com tanta representatividade cromática, mas sempre quis ter esse atrevimento.

     Enfim, gostei das minhas regrinhas e do resultado. Veja algumas das fotos aqui.

Sidney de Almeida, 11/08/2017

MAIS Veja especial sobre a Festa do Rosário em Oliveira
MAIS Veja fotos dos Mastros e Bandeiras