Escolha a melhor

Internautas já podem votar na sua foto preferida da terceira edição do Paisagens Mineiras. São oito imagens que mostram cenas históricas, culturais, urbanas e da natureza do estado

Barbara Fonseca

Foto “Morro do Ferro” foi clicada durante festa de santo padroeiro

Até dia 26, o público terá em mãos a missão de eleger a mais bela fotografia da terceira edição do Paisagens Mineiras, concurso fotográfico promovido pelo Estado de Minas com patrocínio da Petrobras. Ao longo de quatro seletivas, um júri especializado selecionou 32 fotos que foram à votação popular no site do concurso (www.paisagensmineiras.com.br). Em cada etapa, as duas imagens mais votadas se classificaram para a grande final. A tarefa agora não vai ser fácil. Afinal, a variedade de ângulos, temas e cenários é grande. O vencedor vai levar para casa uma câmera digital profissional.

Na primeira seletiva, duas cidades do Centro-Oeste mineiro foram destacadas nos cliques campeões. Fotógrafo de Divinópolis, Rodrigo Melo conquistou o público com a imagem do cruzeiro erguido para celebrar a crença em Nossa Senhora do Rosário, tirada do alto da Pedra do Calhau, em Carmo do Cajuru, a 125 quilômetros de Belo Horizonte. Da pequena Japaraíba, a 229 quilômetros de Belo Horizonte, saiu a segunda finalista, clicada pelo técnico em agricultura e zootecnia e ex-seminarista Sandro Maílson Fernandes. A imagem é como uma pintura e mostra uma amiga de Sandro na bicicleta encoberta pela poeira da estrada.

A segunda seletiva registrou duas peculiaridades. Uma é que a foto mais votada foi tirada por um fotógrafo que havia sido um dos finalistas na primeira edição do concurso. Sanderson Pereira, de Itabirito, revelou a singeleza de uma casinha à beira da estrada de Itinga, no Vale do Jequitinhonha, a 640 quilômetros de BH. E pela primeira vez no concurso, uma foto da capital mineira se classificou para a final. A bela imagem do cair da tarde na Pampulha foi produzida pelo jovem Ricky Mazzinchy.

Dois pequenos distritos foram os destaques na terceira seletiva. O fotógrafo Sidney de Almeida, um dos finalistas na segunda edição do concurso, registrou a tradicional festa de São João Batista celebrada em Morro do Ferro. O lugarejo pertence a Oliveira, terra natal de Sidney, a 165 quilômetros da capital. Berço de ricas manifestações folclóricas e de belezas naturais, Ipoema, distrito de Itabira, a 111 quilômetros de BH, inspirou Marley Mello. O fotógrafo de João Monlevade eternizou o cair da tarde em uma fazenda centenária.

A última seletiva trouxe ângulos diferenciados da religiosidade do povo mineiro. Do alto de um balão, o estudante Ivan Rimsa clicou a igrejinha de São Joaquim e Sant’Anna, no hotel Águas do Treme, em Inhaúma, a 83 quilômetros de BH. A obra é uma réplica da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, do século 18, localizada na Bahia. Na tricentenária São João del-Rei, o fotógrafo Elmo Augusto Alves focou os traços da imagem de Nossa Senhora do Pilar, que ornamenta a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, templo do século 18 que homenageia a padroeira da cidade.

OLHAR Em sua terceira edição,o Paisagens Mineiras convidou fotógrafos amadores e profissionais residentes em Minas Gerais a manifestar o seu olhar sobre as belezas do estado. Concorreram imagens que mostrassem cenas de cidades históricas, natureza, cultura e artesanato, paisagens urbanas e cozinha mineira. Em cada seletiva, os dois fotógrafos campeões tiveram a oportunidade de exercer a solidariedade com a indicação de uma instituição beneficente ou educacional para receber um kit com computador e impressora, além de assinatura semestral do EM Digital, oferecidos pela organização do concurso. Todas as 32 fotos finalistas vão compor uma revista especial e uma exposição. O vencedor será contemplado com uma câmera Canon EOS 5D Mark II. O concurso Paisagens Mineiras é auditado pela Walter Heuer Auditores e Consultores.


Publicado no jornal Estado de Minas, caderno Gerais, 1º de abril de 2013, página 19

Comentários