Seletiva 3 - Morro do Ferro


do blog do concurso Paisagens Mineiras

"Acabamos de chegar de Morro do Ferro. Um lugarejo pacato, com pouco mais de dois mil habitantes, distrito do município de Oliveira, a 165 km da Beagá. 
Desde ontem nossa equipe percorre a região produzindo material jornalístico - matérias, fotos e imagens - no intuito de divulgar o potencial e as belezas naturais e turísticas desta região de Minas Gerais, foco da lente de Sidney de Almeida, vencedor da seletiva 3 do concurso Paisagens Mineiras, promovido pelo Jornal Estado de Minas e Petrobras. 
Estamos impressionados e extasiados com tudo. A histórica cidade de Oliveira que data da era do ciclo do Ouro nos oferece um belo casario de características marcantes da arquitetura portuguesa e italiana. Além disso sua história deu ao país um dos maiores nomes da medicina e ciência: Dr. Carlos Chagas, descobridor do protozoário responsável pela doença coronariana que leva seu nome. 
Mas vamos a Morro do Ferro, que bem poderia se chamar 'Morro Feliz!'. Um lugarzinho pacato, pouco habitado, com economia baseada na indústria leiteira e na agricultura. Uma igrejinha que centraliza a vida social, ladeada por uma bela pracinha, com um coreto. 
Esse foi o cenário escolhido pelo fotógrafo Sidney de Almeida que, num só click, congregou vários elementos da identidade cultural dessa gente feliz: era noite de São João, nos tradicionais festejos do distrito. Havia pessoas, as portas da centenária Igreja de São João estavam abertas e deixavam a mostra as belas paredes originais de pedra. Havia bandeirolas, uma grande fogueira, folguedos, a lira Batistana tocava e as pessoas se divertiam. Tudo numa bela e colorida diagonal. Click! E cá estamos nós. 
Passamos a manhã deste 18 de fevereiro na quadra esportiva da E.E. São João Batista que comemora este mês 83 anos de existência. Fomos entregar o kit multimídia oferecido pelo projeto. 
Para nos receber o diretor Antônio Ananias reproduziu no local o dia da festa e decorou o lugar com uma fogueira, bandeirolas, com a foto da igreja em tamanho gigante e ainda trouxe a Lira Batistana para tocar para nós. Montou uma bela mesa na qual reuniu autoridades - desde o prefeito João Batista - a vereadores, secretários, educadores, jornalistas. As crianças da escola que somam 367 formavam a platéia juntamente com ex-diretores e ex-professores. Um grupo de crianças artistas nos apresentaram um belo número sobre a água e o planeta terra. Cantamos o hino Nacional Brasileiro e a comunidade cantou o hino local. Ao final fizemos fotos, ouvimos depoimentos emocionados de moradores antigos, e fomos recepcionados com um belo café servido com os tradicionais biscoitos produzidos no distrito. 
A Lira encerrou a festa com um quase baile de carnaval. Gratos. Emocionados. Felizes retornamos. Obrigada Sidney, Sr. Galdino, Clemente, Duga, Saulo, Ildeano e Simone  que nos promoveu uma deliciosa degustação de produtos de leite de búfala na fazenda Bom Destino. Sim, este deveria ser o segundo nome de Morro do Ferro: Bom Destino."

com informações do blog Paisagens Mineiras
Foto de Thaís Marra

Comentários