do blog do concurso Paisagens Mineiras
"Acabamos de chegar de Morro do Ferro. Um lugarejo pacato, com pouco mais de dois mil habitantes, distrito do município de Oliveira, a 165 km da Beagá.
Desde ontem nossa equipe percorre a região produzindo material jornalístico - matérias, fotos e imagens - no intuito de divulgar o potencial e as belezas naturais e turísticas desta região de Minas Gerais, foco da lente de Sidney de Almeida, vencedor da seletiva 3 do concurso Paisagens Mineiras, promovido pelo Jornal Estado de Minas e Petrobras.
Estamos impressionados e extasiados com tudo. A histórica cidade de Oliveira que data da era do ciclo do Ouro nos oferece um belo casario de características marcantes da arquitetura portuguesa e italiana. Além disso sua história deu ao país um dos maiores nomes da medicina e ciência: Dr. Carlos Chagas, descobridor do protozoário responsável pela doença coronariana que leva seu nome.
Mas vamos a Morro do Ferro, que bem poderia se chamar 'Morro Feliz!'. Um lugarzinho pacato, pouco habitado, com economia baseada na indústria leiteira e na agricultura. Uma igrejinha que centraliza a vida social, ladeada por uma bela pracinha, com um coreto.
Esse foi o cenário escolhido pelo fotógrafo Sidney de Almeida que, num só click, congregou vários elementos da identidade cultural dessa gente feliz: era noite de São João, nos tradicionais festejos do distrito. Havia pessoas, as portas da centenária Igreja de São João estavam abertas e deixavam a mostra as belas paredes originais de pedra. Havia bandeirolas, uma grande fogueira, folguedos, a lira Batistana tocava e as pessoas se divertiam. Tudo numa bela e colorida diagonal. Click! E cá estamos nós.
Passamos a manhã deste 18 de fevereiro na quadra esportiva da E.E. São João Batista que comemora este mês 83 anos de existência. Fomos entregar o kit multimídia oferecido pelo projeto.
Para nos receber o diretor Antônio Ananias reproduziu no local o dia da festa e decorou o lugar com uma fogueira, bandeirolas, com a foto da igreja em tamanho gigante e ainda trouxe a Lira Batistana para tocar para nós. Montou uma bela mesa na qual reuniu autoridades - desde o prefeito João Batista - a vereadores, secretários, educadores, jornalistas. As crianças da escola que somam 367 formavam a platéia juntamente com ex-diretores e ex-professores. Um grupo de crianças artistas nos apresentaram um belo número sobre a água e o planeta terra. Cantamos o hino Nacional Brasileiro e a comunidade cantou o hino local. Ao final fizemos fotos, ouvimos depoimentos emocionados de moradores antigos, e fomos recepcionados com um belo café servido com os tradicionais biscoitos produzidos no distrito.
A Lira encerrou a festa com um quase baile de carnaval. Gratos. Emocionados. Felizes retornamos. Obrigada Sidney, Sr. Galdino, Clemente, Duga, Saulo, Ildeano e Simone que nos promoveu uma deliciosa degustação de produtos de leite de búfala na fazenda Bom Destino. Sim, este deveria ser o segundo nome de Morro do Ferro: Bom Destino."
com informações do blog Paisagens Mineiras
Foto de Thaís Marra
Comentários
Postar um comentário