Seletiva 3 encerra votação popular e escolhe cidades de mineiros ilustres


do blog do concurso Paisagens Mineiras

"A votação popular da seletiva 3 do projeto Paisagens Mineiras 2012/2013 elegeu como campeãs duas fotografias de regiões distintas de Minas Gerais. 
Em primeiro lugar, com quase 60% dos votos está a foto “Morro do Ferro” de autoria do fotógrafo Sidney de Almeida, de Oliveira no qual ele retrata uma noite de festejos típicos no largo da Igreja do distrito de Oliveira. 
Localizado a cerca de 165 km a sudoeste de Belo Horizonte o município de Oliveira  tem atualmente cerca de 40 mil habitantes e uma história densa com início na metade do século XVI quando viajantes portugueses pousavam em suas terras rumo a Goiás. Era ainda um arraial e pertencia à Vila de São José do Rio das Mortes, atualmente Tiradentes. 
Além da arquitetura famosa pela influência portuguesa e italiana, Oliveira é berço de um ilustre brasileiro: o Doutor Carlos Chagas , médico sanitarista e cientista que trabalhou no combate à malária e descobriu o causador da “ Doença de  Chagas”. 
O distrito de Morro do Ferro, onde Sidney de Almeida fez a foto, surgiu ainda no século XVII no mesmo contexto histórico da busca pelas regiões mineradoras. Antes disso, Morro do Ferro, que fica a 35 km de Oliveira, era ocupada por índios Cataguases. 

(...)

Entre os dias 16 e 20 de fevereiro a equipe do Paisagens Mineiras visitará os dois distritos e – juntamente com os fotógrafos vencedores – fará entrega do kit multimídia às instituições beneficentes indicadas pelos mesmos. 
Acompanhe nosso diário de bordo. 
O projeto Paisagens Mineiras tem o acompanhamento da Walter Heuer Consultores e Auditores Associados."

adaptado
com informações do blog Paisagens Mineiras

Comentários