Escola de Morro do Ferro ganha com foto premiada


do Jornal Gazeta de Minas

"Uma imagem produzida pelo fotógrafo oliveirense Sidney de Almeida, durante a festa de São João Batista de 2012, no distrito de Morro do Ferro, foi a mais votada na 3ª seletiva do concurso “Paisagens Mineiras”, promovido pelo Jornal Estado de Minas e pela Petrobrás. Sua classificação em 1º lugar propiciou à Escola Estadual São João Batista, de Morro do Ferro, ganhar um kit multimídia, oferecido pela organização do certame. Pelo regulamento, o fotógrafo cujo trabalho é classificado em primeiro lugar em uma das etapas, tem direito a indicar uma instituição para receber o prêmio.

O kit multimídia foi entregue ao diretor da escola, Antônio Ananias da Silveira Freitas (Duga) por uma equipe dos Diários Associados, que esteve em Oliveira e Morro do Ferro nos dias 18 e 19 fevereiro, produzindo material jornalístico e fotográfico sobre a cidade e o distrito, no intuito de divulgar o potencial e as belezas naturais e turísticas desta região de Minas Gerais. “Estamos impressionados e extasiados com tudo. A histórica cidade de Oliveira, que data da era do ciclo do Ouro, nos oferece um belo casario de características marcantes da arquitetura portuguesa e italiana. Além disso, sua história deu ao país um dos maiores nomes da medicina e ciência: Dr. Carlos Chagas, descobridor do protozoário responsável pela doença coronariana que leva seu nome”, declarou a equipe dos Diários Associados em texto enviado à GAZETA DE MINAS.

A organização do concurso elogiou Sidney de Almeida por ter escolhido Morro do Ferro como inspiração para sua fotografia: “Morro do Ferro, que bem poderia se chamar Morro Feliz! Uma igrejinha que centraliza a vida social, ladeada por uma bela pracinha, com um coreto. Sidney de Almeida, num só click, congregou vários elementos da identidade cultural dessa gente feliz. Era noite de São João, nos tradicionais festejos do distrito. Havia pessoas, as portas da centenária Igreja de São João estavam abertas e deixavam à mostra as belas paredes originais de pedra. Havia bandeirolas, uma grande fogueira, folguedos, a Lira Batistana tocava e as pessoas se divertiam. Tudo numa bela e colorida diagonal. Click!” Assim, foi descrito o trabalho de Sidney de Almeida pela equipe dos Diários Associados.

Para receber o prêmio, a escola reproduziu no local o dia da Festa de São João, com uma fogueira, bandeirolas, a foto classifi cada em tamanho gigante e a Lira Batistana. O evento contou com a participação do prefeito João Batista de Souza (PTB), vereadores, secretários municipais, educadores, jornalistas, alunos e pessoas da comunidade. Após o canto dos hinos Nacional Brasileiro e de Morro do Ferro, um grupo de alunos apresentou um número artístico sobre a água e o Planeta Terra. O evento foi encerrado com um café com biscoitos produzidos no distrito."


Publicado no jornal Gazeta de Minas, 24 de fevereiro de 2013, página 12
Foto: Thaís Marra


Comentários