Entrevista


Sábado passado recebi em nosso humilde estabelecimento o estudante Vinicius Almeida Silva, aluno da professora Roberta no quinto ano do Instituto Educacional Pentágono, para uma entrevista sobre meu trabalho de fotografia. Compartilho com vocês alguns trechos do nosso bate papo:


Como e quando a fotografia entrou na sua vida?
Meu pai trabalha com foto e video, então a fotografia surgiu de forma muito natural. Desde pequeno sempre acompanhei ele nos eventos. Comecei filmando mas a fotografia me cativou. Profissionalmente fotografo a 12 anos.

O que mais te interessa na fotografia?
Sou apaixonado pela beleza. Então busco a beleza em todas as oportunidades fotográficas. A fotografia também proporciona uma variedade de motivos fotograficos e alguns desafios, além de muitos momentos divertidos.

Você é contratado muitas vezes para fotografar eventos?
Sim. Meu trabalho é fotografia social; casamentos, aniversários, eventos em geral. É minha principal área de atuação.

E as redes sociais, qual a influência delas para os fotógrafos e pro seu trabalho? Você acha que através dela os clientes chegam até você ou o antigo boca-a-boca é mais eficiente?
Considero importantes as redes sociais. É uma forma de estar sempre sendo visto por potenciais clientes. Ela pode ser usada como fonte de pesquisa e referencias sobre, por exemplo, o que um cliente gosta na fotografia. Como marketing é uma ótima ferramenta. Tanto a internet quanto o boca-a-boca são importantes.

O que você acha da geração de fotógrafos que está surgindo agora?
Considero que pertenço a essa geração e espero não estar errado (risos). Tem muita coisa acontecendo, prefiro olhar as coisas boas. Há trabalhos muito interessantes. A fotografia contemporânea está muito bonita e tem me agradado.

Qual sua dica para quem está começando?
Estudar. Há uma idéia de que basta comprar uma camera e sair fotografando aleatóriamente. Não funciona. Há que se saber o que está fazendo. Eu aprendi em casa, com meu pai que já trabalhava com foto, mas estou sempre pesquisando alguma coisa, seja diretamente sobre fotografia ou matérias relacionadas. Aliás, considero isso importante em qualquer área profissional: continuar sempre aprendendo novas técnicas e acompanhando as novidades.

Você participou do Paisagens Mineiras, qual sua sensação ao participar deste grande concurso?
Uma sensação maravilhosa. Como disse, sou apaixonado pela beleza e gosto de mostrar o melhor no que fotografo - ainda mais sobre minha cidade. Somos sempre bombardeados com notícias negativas que te puxam pra baixo. Eu gosto de mostrar o melhor - a notícia boa. Colocar a imagem da nossa cidade em destaque nacional foi uma realização. É o que eu busco sempre quando estou clicando.


Agradeço ao Vinicius por ter me escolhido para ser entrevistado em seu trabalho. Sucesso!

com fotos de Galdino Almeida

Comentários