do Congado

"Todos belos motivos fotográficos"

Todo ano é a mesma coisa. Finalzinho de tarde de domingo, depois de uma semana de muito trabalho, aquela sensação de fim de festa. É a Festa do Congo que terminou a pouco. Depois da semana de reinados, tudo termina no descimento [ou descendimento como se usa escrever no programa da festa] dos mastros e bandeiras dos santos padroeiros. O mesmo ritual de outros anos, e a mesma sensação sempre.

Acompanho o congado a um bom tempo. Lembro que eu faltava às aulas no Desembargador Continentino e mais tarde no Mário Campos durante uma semana! Os reinados terminavam tarde, eu trabalhava bastante [houve uma época em que trabalhávamos mais nos reinados] e eu me achava no direito de alegar cansaço e faltar da escola. Era bom! É bom! Mesmo não participando diretamente da festa, sempre trabalhamos nela. Acho válido, interessante, muito bonito. Os reinados, ternos, princesas, aquelas cores todas...
Todos belos motivos fotográficos.

Agora a pouco fui a Praça ver o encerramento e fazer algumas fotos. Um pouco mais afastado que de costume, mas ali perto. É sempre bonito. A sensação de fim de festa depois da longa semana já é conhecida de outros tempos. É aquela sensação de que o ano está terminando.

Comentários