Pesquisar este blog

Você sabe qual a taxa de inflamação celular do seu corpo? Faça o teste

domingo, 30 de setembro de 2012

Cante com ele


Dudu Nicácio faz show no Centrão para lançar seu novo disco


Sérgio Rodrigo Reis

   Se Belo Horizonte se orgulha de suas boas rodas de samba e conta com verdadeira multidão de jovens seguidores do mais brasileiro dos ritmos musicais, parte do mérito se deve ao trabalho incansável do compositor Dudu Nicácio. Integrante da dupla Dois do Samba (ao lado do carioca Rodrigo Braga), ele se prepara agora para um voo diferente.
   Domingo, Dudu lança o CD autoral Pra cidade cantar em show repleto de convidados especiais. Nas 12 faixas, o artista persegue o equilíbrio entre liberdade e esmero técnico. O mais puro samba serve de referência para a sonoridade do disco, que também propõe diálogos com baião, hip-hop e música de terreiro.
   A intenção de Dudu é compor de um jeito simples para que todo mundo possa cantar. Para isso, o compositor se aliou a antigos parceiros: Vander Lee, em Jogo de final; Flávio Renegado, em Do morro ao asfalto; e ao carnavalesco Graveto, em Na ponta do pé. Com Fabinho do Terreiro, compôs Pra cidade cantar. O saudoso Mestre Jonas, falecido precocemente em 2011, comparece na faixa Choro de solidão. 
   Produzido e dirigido por Rodrigo Braga, o CD acerta na mão: alia o visual bem-cuidado ao repertório de qualidade. “Queria que meu primeiro disco solo fizesse um resumo de minha carreira. Em 2005, lancei um CD com a cantora Leopoldina. Três anos depois, fiz outro com Rodrigo Braga. Esse novo voo foi uma necessidade”, explica Dudu, incansável ativista do samba na capital mineira – militante nas rodas, shows, quadras e nos eventos de carnaval.

   RECICLO O marco da carreira desse bamba de BH foi o trabalho desenvolvido no Bar Reciclo, há 10 anos. Para comemorar a data redonda, o compositor planejou um disco novo, que acabou saindo do jeito como ele imaginou.
  O novo projeto foi realizado de maneira colaborativa. Além de contar com a ajuda entusiasmada de amigos, Dudu atraiu parceiros. O estúdio Pato Multimídia aderiu, assim como os fãs, que, por meio da internet, financiaram parte do projeto. “Funcionou como recompensa. Vendi coletivamente”, explica ele.
  A foto do encarte resume bem o clima: o cantor e compositor está tocando violão, às seis da tarde, em plena esquina da Avenida Afonso Pena com Rua Espírito Santo. Aparece sentado numa antiga cadeira, comprada pelo sogro quando a esposa de Dudu nasceu. “Coincidentemente, minha mulher está grávida. Acho que isso resume tudo: sou movido a afeto”, conclui o compositor.

   PRA CIDADE CANTAR Show de lançamento do disco de Dudu Nicácio. Domingo, das 17h às 21h, no quarteirão fechado da Rua Sapucaí, Região Central de BH. Com Vander Lee, Renegado, Cubanito e DJ Yuga. Entrada franca. Informações: (31) 9468-5134.


Sérgio Rodrigo Reis
Publicado no jornal Estado de Minas, caderno Divirta-se, 28 de setembro de 2012, pagina 28

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...