Foto de Sidney de Almeida é uma das finalistas de concurso em Minas

Emerson Rabêlo

     Já se encontra em sua grande final o concurso Paisagens Mineiras, que vai eleger a fotografia mais bela de uma paisagem ou ponto turístico e cultural do estado de Minas Gerais. As seletivas tiveram início em agosto com a participação de fotógrafos amadores e profissionais, que enviaram seus flashes para apuração. O concurso é organizado pelos Diários Associados e patrocinado pela Petrobrás.
    Milhares de fotografias de diversas regiões de Minas, que traduzem seus costumes, crenças e outros conceitos culturais se destacaram ao longo de seletivas que culminaram com a escolha das oito fotografias que vão disputar o prêmio final.
   Dentre os cliques, a foto do parceiro e colaborador do Jornal A Notícia, Sidney de Almeida, da cidade de Oliveira, é uma das paisagens finalistas. O fotógrafo teve sua foto selecionada por um júri e indicada para a primeira seletiva; posteriormente ela foi a voto popular com mais 7 imagens. Duas passaram, dentre elas a dele, que ilustra o anoitecer na cidade vizinha de Oliveira, com a Matriz de Nossa Senhora de Oliveira em foco. “É uma satisfação participar, ter uma foto escolhida e passar na primeira seletiva. Eram 800 fotos na primeira rodada e ser selecionado pelo júri de especialistas já foi uma vitória”, contou Sidney de Almeida à reportagem do A Notícia.

Os atrativos locais também são destacados no jornal Estado de Minas, no caderno de Turismo, que é publicado às terças-feiras. As 32 fotos escolhidas pela comissão julgadora, nas quatro seletivas, farão parte de uma revista especial que será encartada no diário e vão compor uma exposição que retratará Minas Gerais sob os diferentes olhares apresentados no concurso. “A expectativa é boa, no sentido de divulgar nossa região com cenas bonitas”, comentou Almeida.
    A votação está sendo realizada pelo site do concurso (www.paisagensmineiras.com.br) e com votação itinerante em algumas cidades do interior do estado. A grande vencedora será anunciada em solenidade especial, em fevereiro, e o autor da foto levará como prêmio um moderno equipamento de fotografia digital. “As pessoas me perguntam se podem votar só uma vez. Eu respondo que não, mas que podem e devem votar muito, várias vezes”, explicou o fotógrafo em tom descontraído.

Como votar O internauta deve acessar o link www.paisagensmineiras.com.br. O acesso já leva à página da seletiva final. Lá, é só clicar no balão “selecionar” da imagem de Sidney de Almeida, que é a segunda fotografia disposta para votação, e, posteriormente, clicar em “votar”, que fica no final da página de acesso. A votação segue até o final de janeiro. Quem se interessar poderá votar quantas vezes quiser.

por Emerson Rabêlo, Jornal A Notícia, 13 de janeiro de 2012, Edição 20, página 04.

Comentários