Fotografia, adulação e prêmio

DO FOTÓGRAFO No dia 8 de janeiro é comemorado no Brasil o Dia do Fotógrafo ou o Dia Nacional da Fotografia. Resolvi chamar a atenção dos amigos internautas com a seguinte nota no Facebook: "08 de janeiro, dia do Fotógrafo: Me adulem!" Foi um sucesso! Me adularam com fartura! Eu não calculava o tamanho carinho dos clientes e amigos para com este modesto colecionador de momentos imagéticos. Muito obrigado a todos pelas gentilezas! Consta que a data é celebrada no Brasil indicando a chegada da primeira câmera fotográfica no país, em 1940. A pesquisadora Maria Inez Turazzi, nos ensina em seu artigo publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional, que um aparelho daguerreótipo, criação de Louis Jacques Daguerre, embarcou na madrugada de 25 de setembro de 1839 em Paris, chegando à América do Sul meses depois. Claro, existem algumas controvérsias sobre o dia exato, sendo que alguns pesquisadores consideram o dia 7 ou mesmo 16 de janeiro. Seguindo a História, consta ainda que foi o abade Louis Compte que trouxe a invenção de Daguerre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II, este inclusive, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro! O Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto, havendo aí portanto uma segunda oportunidade para me adularem durante o ano.

APRECIAÇÃO Resolvi brincar no domingo provocando pelo stories do Instagram a participação das moçoilas bonitas. Eu replicaria em meu perfil minhas fotos preferidas vistas no perfil delas. Tormentosa ideia: minha stories ficou quilométrica e eu nunca nunca antes havia feito tanto print de telas. Mas também conheci um pouco melhor muita gente legal da rede. Foi divertido. Uma hora dessa repito a ação. A propósito: algumas jovens generosas desbloquearam temporariamente o perfil no Instagram para minha apreciação e isso me lembrou do tempo da DirecTV: às vezes eles abriam uns canais como degustação - canais sérios, honestos e assistíveis pela família, grifo nosso - com filmes, futebol ou bons shows. Depois de certo tempo de apresentação, interrompiam a transmissão e surgia a mensagem na tela para ligar na central e assinar o pacote específico que dava direito a programação completa. Não sei se ainda tem isso na OiTV porque praticamente não assisto. Era bom. Mas era ruim também. Sobre o insta, me segue lá poxa: @sidneydealmeidafotografo e faça adesão gratuitamente a minha campanha #InstagramLivre que defende a ideia de perfis desbloqueados! Quanto à DirecTV, acho que não existe mais no Brasil.

PRÊMIO Recebemos no final de 2017, pelas mãos cuidadosas do embaixador Nereu Silveira e família, a obra impressa do Festival Brasilia Photo Show. A edição primorosa nos traz 402 belas imagens cuidadosamente curadas pelo publico e jurados. Uma coisa é um bom arquivo digital circulando pela internet, outra coisa é uma bela impressão fotográfica, divulgando e guardando nosso cotidiano para a posteridade. Dá gosto ver o livro, que é um belo panorama fotográfico brasileiro contemporâneo. Graças a um público fiel e generoso, conseguimos colocar nossa Oliveira em destaque pela segunda vez consecutiva. Agradeço novamente e imensamente aos amigos que batalharam junto comigo e fizeram nossa Matriz chegar aos jurados. Agradeço também ao Edu Vergara e equipe pela manutenção do genial projeto. Este operário que vos escreve tenta sempre mostrar as belas nuances do nosso município e região. Muito obrigado a todos pela ajuda!

SANTA RITA Ficou uma pontinha de insatisfação pela não classificação da foto de Ritápolis. Na minha observação, o registro da Festa de Santa Rita merecia um destaque. Certamente é coisa de pai, tentando puxar a sardinha para sua prole, mas a foto ficou bonita, viu! Agradeço muito ao povo ritapolitano, que em tempo recorde e num sábado, viralizaram a foto e fizeram dela assunto no município. Quem sabe em uma próxima oportunidade? Grato a todos!

Sidney de Almeida, 19/01/2018