Paisagens em Oliveira

     Depois de uma bela foto e da seleção dela para compor um panorama sobre Minas Gerais, coisa que me surpreendeu foi a adesão da cidade, amigos, conhecidos e desconhecidos na votação. Quase vinte mil votos fizeram da imagem “Luzes de Oliveira” a segunda mais votada na seletiva. Claro que o papai coruja acha sua foto a mais bonita de todas, que ela merecia todos os votos, etc... mas esse assunto é para outra hora. O papo hoje é a visita da equipe ao nosso município.
“o trabalho do fotógrafo é na maioria das vezes solitário, de garimpar a imagem, de encontrar uma luz, brilho, reflexo...”
     No ato de inscrição das imagens, a organização já solicita a indicação de uma entidade do municipio em que a foto foi feita. A paisagem sendo finalista, a entidade recebe a doação de um computador. Naquela manhã de sábado, quem chegou primeiro foi a equipe da TV Alterosa. Ao contrário da reporter sisuda que assistimos na TV e que eu estava esperando, uma agitada e simpatica Lili foi a primeira a se apresentar. Ainda bem viu: sou um sujeito de bastidores e essa idéia de passar para a frente da camera era a parte que me deixava intrigado. Na ocasião estava acontecendo na Casa da Cultura uma exposição de fotos minhas feitas no Congado e começamos a gravar ali. De ruim a bom eu acho que fui péssimo na explanação, mas tá valendo – afinal, o importante é que seja divertido. Gravamos em alguns outros pontos e mais tarde chegava a equipe do jornal Estado de Minas e Alterosa Cine Vídeo. E tome mais gravações, entrevista com a Bárbara Fonseca, mais imagens e por fim este fotógrafo que vos escreve estava fazendo poses para o fotógrafo Leandro Couri. O mestre faz fotos maravilhosas Minas Gerais afora e neste dia estava aqui clicando nossa cidade e nosso Congado. Não ganhei nenhuma das fotos feitas por ele, mas fui agraciado com um memorável workshop de fotografia (valeu!). Ao cair da noite, fomos simular a foto premiada no sexto andar do Shopping XV. Foi peculiar ver a equipe toda disputando um espacinho naquela janela – a mesma de outra tarde, de onde eu observava e fotografava sozinho. É engraçado: o trabalho do fotógrafo é na maioria das vezes solitário, de garimpar a imagem, de encontrar uma luz, brilho, reflexo, sozinho com sua bagagem cultural e experiencias anteriores e naquela hora, todo mundo observando aquele oficio. Foi um momento singular.
     Na manhã de domingo visitamos a APAE de Oliveira, instituição indicada por mim para receber o prêmio oferecido pela organização. Foi uma festa! A satisfação de ser reconhecido no trabalho é maravilhosa e equivale a satisfação de poder ajudar de alguma forma as pessoas que precisam. Foi uma manhã inesquecível, a qual agradeço a todos que permitiram que acontecesse. A equipe seguiu viagem para a outra cidade classificada e deixou aqui alegria e satisfação para este fotógrafo, para a instituição APAE, e para a aniversariante Oliveira, que recebeu merecido destaque nos seus 150 Anos. Em janeiro tem mais e, espero, com excelentes notícias. Continua...

Agradeço muito aos amigos que participaram, ajudaram e votaram na primeira seletiva do concurso. Em janeiro é a grande final, e conto com o apoio de todos novamente. 
Obrigado!!!

Sidney de Almeida, 05 de novembro de 2011.

Comentários

  1. Muito obrigada pelo carinho. Foi muito bom estar aí com vocês. Um lugar gostoso, com gente acolhedora. Você, seu pai e seus amigos foram mil com a gente. Saudades bjs. Lili Luchin

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lili! Ficamos todos muito felizes! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário