Do nascer ao pôr do sol

"Fotos do amanhecer em natureza exuberante de Espera Feliz e do entardecer em patrimônio histórico de Oliveira são as mais votadas pelos internautas na primeira seletiva do concurso"

BÁRBARA FONSECA

"O que a Matriz Nossa Senhora de Oliveira, patrimônio barroco erguido nos séculos 18 e 19, na Região Centro-Oeste de Minas, tem a ver com a estrada que conduz às belezas naturais do Parque Nacional do Caparaó, na Zona da Mata? Separados por quase 500 quilômetros, os cenários foram eleitos pelo público como os mais belos da primeira seletiva do concurso Paisagens Mineiras. Realizada pelo Estado de Minas, com promoção dos Diários Associados e patrocínio da Petrobras, a iniciativa recebeu, nessa primeira etapa, mais de 58 mil votos dos internautas. (...)



HERANÇA Fotógrafo profissional, Sidney de Almeida, autor do clique de Oliveira, a 154 quilômetros de BH, herdou do pai o gosto pelas imagens.“ Aos 6 anos, já me acompanhava em casamentos que eu era contratado para filmar. Aos 11, fez o primeiro vídeo”, diz Galdino Almeida. Desde então, a dupla não se separou e hoje mantém uma empresa que cobre diversos tipos de evento de Oliveira e cidades vizinhas. Mas a fotografia é mais que trabalho na vida de Sidney. Em sua cidade, não há festa cultural ou patrimônio arquitetônico que passe batido por suas lentes.É o caso dos festejos de congado, forte tradição do município, e da Igreja Matriz, enfocada na imagem enviada para o concurso. “Naquele dia, estava cobrindo uma missa e queria fotografar a praça do alto. Ao descer do elevador, no sexto andar, me deparei com a igreja iluminada. Ergui a máquina e capturei o reflexo na janela”, conta Sidney. A bela imagem e os prêmios foram entregues por ele à Apae de Oliveira. Com atendimentos prestados a 150 pessoas, a entidade é bastante ativa. Lá, os alunos participam de oficinas de artesanato, produzem pães de mel e praticam atividades esportivas como natação. De acordo com a diretora da instituição, Elisandra Mara Vilela, o computador recebido já tem destino certo. “A Apae vive de doações e, por isso,acaptação de recursos, feita em nossa área de telemarketing, é importante. O computador será muito útil nesse procedimento.” "



Estado de Minas, caderno Gerais, 10 de setembro de 2011, página 25

Comentários