De encher os olhos


POR BÁRBARA FONSECA

De hoje até dia 31, os internautas terão a missão de eleger as duas melhores fotos da primeira seletiva do concurso Paisagens Mineiras 2011,uma realização do Estado de Minas, promoção dos Diários Associados e patrocínio da Petrobras. O concurso cultural promete repetir o sucesso da edição de 2010, que recebeu, ao longo das seletivas, cerca de 6 mil fotos.
Das cerca de 700 fotografias enviadas por fotógrafos amadores e profissionais para a primeira seletiva do concurso deste ano, oito foram escolhidas por um júri especializado para ir à votação. A variedade de ângulos, elementos e cores, além da qualidade das imagens, vão tornar difícil a tarefa dos internautas. Desde a roda-gigante do tradicional Parque Guanabara, instalado na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, às belas trilhas da Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho, as imagens contemplam riquezas arquitetônicas, culturais e naturais de Minas Gerais.
Para votar, basta acessar o site do concurso: www.paisagensmineiras.com.br. É também por meio do endereço eletrônico que os interessados devem enviar as fotos e obter o regulamento. Para participar da segunda seletiva, as imagens devem ser postadas até 14 de setembro.

URBANO OU BUCÓLICO O Paisagens Mineiras incentiva o participante a usar seu olhar pessoal para clicar as paisagens do estado, urbanas ou não. Depois, basta cadastrar sua foto preferida no site.
Até dezembro, serão realizadas mais três seletivas, sendo que, em cada etapa, oito imagens são selecionadas.
A comissão faz a seleção levando em conta critérios de qualidade técnica, representatividade para o estado e beleza estética. Das fotografias pré-selecionadas a cada seletiva,o público elegerá duas via internet por voto popular.
Os vencedores das seletivas indicam instituições educacionais ou assistenciais região fotografada para receberem a doação de um computador, cuja entrega tem acompanhamento do EM e da TV Alterosa.
Em janeiro de 2012, as oito fotos vencedoras das seletivas disputarão o grande prêmio. E, mais uma vez, quem decidirá qual a imagem melhor representa o estado mineiro será o júri popular. Nessa rodada, a escolha será pelo site do concurso e com votação itinerante em algumas cidades do interior de Minas.A grande vencedora será anunciada em solenidade especial e o autor da foto levará como prêmio uma moderna câmera digital.
Em março, todas as 32 fotos escolhidas pela comissão julgadora nas quatro seletivas farão parte de uma revista especial que será encartada no Estado de Minas e vão compor uma exposição que retratará Minas Gerais sob os diferentes olhares apresentados no concurso. Para participar do concurso cultural Paisagens Mineiras o interessado não precisa ser profissional em fotografia,nem residir no estado. Basta apenas gostar de Minas, ter uma boa ideia e uma câmera na mão.

Estado de Minas, 24 de agosto de 2011.

Acesse www.paisagensmineiras.com.br : vote quantas vezes quiser e indique aos amigos.

Comentários